28 de agosto de 2014

Beleza realçada pelo make

Depois que a mulher descobre esse recurso, começa a colecionar, experimentar mais produtos, cores e acessórios. Por isso o mercado cresce tanto

Existem mulheres que acordam e dormem, literalmente, maquiadas. Já há aquelas que preferem caprichar na produção quando há uma ocasião especial e existem as consumidoras que preferem um look mais discreto e leve para o dia a dia.
É difícil encontrar uma que não goste de maquiagem, nem que seja apenas um batom, sombra ou máscara para os cílios; basta olhar uma revista especializada ou uma propaganda na mídia para que elas desejem as novidades do mercado.
Maquiagem é responsável por ressaltar o que cada pessoa tem de melhor ou até mesmo disfarçar pontos considerados necessários. O processo faz parte da rotina de cuidados e a maquiagem é uma aliada indispensável para a consumidora se sentir mais bonita.

O diretor de marketing da Beauty Color, Amaury Daguano, explica que a beleza e a feminilidade são expressas por olhares e sorrisos que ganham sempre maior projeção com bocas e olhos maquiados. “É por isso que muitas mulheres não saem de casa sem desenhar o contorno dos olhos com um lápis, pelo menos. Parece que já faz parte da pele delas. E isso acontece em todas as regiões do Brasil e com todo perfil de mulher.”
Hoje a maquiagem é uma grande aliada, pois ela tem o poder de disfarçar uma noite mal dormida, olheiras profundas e autoestima baixa, ela é capaz de mudar todo o cenário e operar uma pequena transformação de visual e humor, salienta a maquiadora profissional Renata Almeida. Porém, a profissional pede cuidado, já que a maquiagem tem o poder de deixar qualquer mulher mais bela, desde que seja utilizada de maneira certa, nunca com muito exagero, pois o menos é mais nessa situação.

Maquiagem para o dia

Muitas mulheres ficam em dúvida em como selecionar os melhores produtos e cores para o dia a dia, principalmente para o local do trabalho, já que qualquer exagero pode passar uma imagem diferente da que a consumidora deseja.
Janaína, da Vult, explica que a maquiagem para o trabalho depende da área de atuação. Nos dias de hoje, já está ultrapassada aquela história que no trabalho só se usa maquiagem em tons neutros. 
“O ideal é analisar o perfil de atuação: em trabalhos formais, as cores mais neutras caem bem, mas quem atua em áreas mais descoladas, como publicidade e propaganda, cores vibrantes ou estilos mais ousados de maquiagem caem bem. O que vale é o bom senso.”
“A maquiagem deve, preferencialmente, conter filtro solar, para facilitar a rotina”, complementa Luana. Os tons mais opacos nos olhos, com máscara de cílios e um batom de longa duração é o ideal.
É importante que o estilo pessoal seja determinante em qualquer escolha. “No mundo da moda e da beleza, não há padrão, pois toda mulher é e pode se sentir bonita, em qualquer lugar/ambiente e a qualquer hora do dia ou da noite”, esclarece o diretor de marketing da Beauty Color. Mas, como regra geral, o indicado é que a maquiagem no mundo corporativo seja discreta, para não competir com a capacidade profissional da mulher, mas marcante, para valorizar a presença feminina no ambiente. 
Assim, pó compacto para controlar o brilho natural da pele durante o dia é sempre importante. Uma cor suave nos lábios para destacar a fala da mulher também ajuda. E olhos bem desenhados, com um bom lápis e um rímel, ajudam a atrair a atenção para uma conversa olho no olho, muitas vezes determinante para reuniões de negociação.

Itens mais consumidos

Nem todas as mulheres optam por usar todos os itens de maquiagem o tempo todo. Tudo depende da ocasião e do quão bonitas elas desejam se sentir.

Porém há produtos que são indispensáveis para aquelas que querem realçar a beleza. A coordenadora de marketing da REVLON Brasil, Luana Almeida, aponta que, entre os campeões de venda, estão o batom, corretivo, base, máscara de cílios e lápis de olhos.

O nécessaire de uma mulher tem sempre um produto para a pele, um para a boca e um para os olhos, salienta Daguano, da Beauty Color. Isso é básico para valorizar o rosto feminino. “Os produtos mais procurados para compor esse kit são os batons, lápis e delineadores, rímel e sombras.”

A maquiadora Renata destaca que as mulheres optam por corretivos, bases e pó para realçar a pele; para destacar os olhos, usam constantemente a máscara de cílios. “O blush e batom também são um item muito utilizado pelas mulheres. Além de disfarçar as imperfeições, realçam a beleza. Com esses itens, elas conseguem mudar e obter um visual mais saudável.”

“Esses são os produtos básicos para uma maquiagem. Elas usam diariamente, por isso não podem faltar”, complementa Luana.

 Maquiagem para noite

Se a mulher precisa tomar cuidado com a maquiagem no ambiente de trabalho, o mesmo não acontece quando ela tem um programa mais despojado ou íntimo. À noite, as empresas do setor recomendam que o clássico olho preto seja uma opção, mas para quem gosta de cor ao visual, a dica é substituir o preto por outras cores escuras, como azul-petróleo e o verde-militar. “Se a festa sugerir um ar mais glam, um toque de brilho finaliza a produção. Para maquiagens nesse estilo, os lábios mais neutros combinam bem”, orienta Janaína, da Vult.
Para aquelas que querem garantir ser o centro das atenções, Luana da REVLON Brasil recomenda a linha com tecnologia HD, composta por sombras, base, corretivo e primers. “Possuem pigmentos fotocromáticos que refletem a luz e minimizam as imperfeições da pele.”
No caso de uma maquiagem para a noite, o estilo pessoal sempre fala mais alto. Depende da festa, da roupa e do “espírito” da mulher para aquela ocasião. “Mas, no geral, vale usar cores mais intensas e brilhos, além de carregar um pouco mais na maquiagem, especialmente nos olhos”, explica Daguano.

O poder desses produtos

Para a coordenadora de marketing da REVLON Brasil, a maquiagem deixa qualquer mulher mais bonita, porque uniformiza a pele, abre o olhar e deixa os lábios incríveis. Além disso, hoje a maquiagem é uma grande aliada contra o envelhecimento precoce, pois tem filtro solar; em alguns casos, possui também em sua fórmula compostos anti-idade e outros recursos tecnológicos. “Proporciona bem-estar, por isso ficamos mais felizes. É um ótimo remédio para combater a baixa autoestima.”

Um dos motivos de tanto atrativo para as mulheres, é que todos os produtos de maquiagem são concebidos e desenvolvidos para realçar contornos e expressões. O diretor de marketing da Beauty Color destaca que a maquiagem tem o atributo de valorizar o que é positivo e minimizar contornos e expressões que desagradam às mulheres. “Bem usada e aplicada, a maquiagem tem sempre um efeito mágico.”

Cores do momento

A webmarketing da Vult, Janaína Idalgo, explica que, para a estação invernal, os tons de azul, marrons e violeta estão com tudo, seja nos acabamentos opacos ou metalizados. Já os lábios estão mais abertos às cores, que vão desde os clássicos vermelhos e vinhos, até os nudes, roxos e pinks.

Além disso, Luana ressalta que a aposta das consumidoras deve ser em olhos bem esfumados e marcados com lápis e delineador preto, muita máscara de cílios e, nos lábios, cores mais intensas, como fúcsia (magenta ou uma variação do pink) e os vários tons de vermelho.

“Como entramos na estação mais fria do ano, as cores utilizadas devem ser mais fortes, já que ajudam a aquecer o olhar e o rosto feminino”, destaca Daguano. Assim, estão em alta as cores burgundy (variação do rubi), vinho e vermelha para os lábios e unhas e os tons terrosos ou pêssego para expressão do rosto.

http://hpcessencial.com.br/edicao-63/2585-beleza-realcada-pelo-make

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